top of page

I Encontro de Formação para o Ano da Juventude


O I Encontro de Formação para o Ano da Juventude na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Diocese de Petrolina, aconteceu no domingo, dia 21 de janeiro de 2018, no Centro de Pastoral Santa Teresinha, de Santa Maria da Boa Vista, reunindo trinta e dois jovens, representantes das comunidades quilombolas de Inhanhum e Cupira, Assentamentos Vitória I, Vitória II e Catalunha, Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Juventude Missionária (JM), Renovação Carismática (RCC), Acólitos e Ancilas.

Seguindo a programação anexa, o Encontro teve como objetivo o estudo de textos e documentos da Igreja com fins de identificar elementos que servirão de referência e base para a atuação das equipes missionárias. Foram estudados: A proposta de uma Igreja de portas abertas e em saída, texto retirado do artigo A PJMP E A IGREJA DO SÉCULO XXI: Contribuições para uma eclesiologia de portas abertas e em saída, De Edvaldo Jericó; Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; Documento 85 da CNBB – Evangelização da Juventude; Campanha da Fraternidade 2018 – Fraternidade e Superação da Violência.

Os estudos tiveram assessoria do Assessor Nacional da PJMP, Edvaldo Jericó. Silvana Pereira, Orlando Tadeu e Hrubesch Jericó compuseram a equipe de animação e a equipe de alimentação foi formada por Lourdes Medrado, Sandra (Pastoral da Família) e Marilene Menezes (Filhos da Misericórdia). A seguir apresentamos esquema com resumo das referências apontadas ao final dos quatro temas estudados.

• Texto: A Proposta de Uma Igreja de Portas Abertas e em Saída:

a) O que significa “Igreja de Portas Abertas”?

1. Acolhedora 2. Que Vive a alegria do Evangelho 3. Comunicativa 4. Que vai ao encontro 5. Pronta ao serviço 6. Ecumênica 7. Atenta aos sinais dos tempos e acontecimentos 8. Solidaria 9. Promotora da comunhão e união entre os grupos 10. Humilde

b) Como age uma “Igreja em Saída a Serviço do Reino”?

1. Se colocar a serviço sem distinção 2. Seguidora de Jesus Cristo 3. Vai ao encontro dos irmãos afastados 4. É Samaritana 5. Está pronta ao serviço

6. É atenta aos problemas sociais 7. Sai do comodismo 8. Está pronta para fazer ecoar a alegria do Evangelho 9. Sai do pensamento individualista e do proselitismo 10. Igreja presente em todos os cantos e espaços


• Documento: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (2015-2019)

1 – Partir de Jesus Cristo 1. Tudo parte de Jesus Cristo; 2. Age em busca do Reino de Deus; 3. Promove o encontro com Jesus Cristo; 4. Forma discípulos missionários; 5. É Igreja ativa.

2 – Marcas do nosso tempo

1. É preciso ter um olhar pastoral com atitudes de discernimentos; 2. Linguagem adequada; 3. Mudança de época (Negação da cruz, Idolatria do dinheiro e câncer social); 4. Ação evangelizadora.

3 – As urgências na ação evangelizadora (Igreja em Estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar da animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; Igreja a serviço da vida plena para todos):

1. Melhorar o acolhimento; 2. Transmitir a beleza da fé; 3. Sair do comodismo; 4. Renovar a forma de evangelização dos jovens; 5. Superar a tentação de ser autorreferencial; 6. Atualizar a ação no tempo e lugar; 7. Ouvir e seguir Jesus Cristo, especialmente através da Bíblia; 8. Comunidades em missão e comunhão; 9. Não esquecer a evangélica opção preferencial pelos pobres; 10. Não se omitir à participação social.

4 – Perspectivas de ação

1. Somos faróis que devemos levar a luz do Espirito Santo; 2. Evangelizar os não batizados e os não comprometidos; 3. Toda a igreja em permanente missão; 4. Levar a pessoa de Jesus Cristo àquele que não conhece; 5. Toda Igreja em motivação e estado de graça.


• Documento 85

Introdução:

1. Busca da unidade das pastorais e as riquezas da Igreja Jesus Cristo; 2. Evangelização, mais que anúncio de Cristo é adesão a Ele; 3. Utilizar a tecnologia a serviço da evangelização juvenil; 4. Busca da unidade na diversidade e gosto pela vida; 5. Formação integral do jovem nas mais diversas dimensões; 6. É preciso compreender a situação de vulnerabilidade da juventude; 7. É necessário despertar a juventude para a participação; 8. É preciso promover uma proposta de evangelização com ativa ação laical; 9. Forças pastorais em atuação.

Seguimento de Jesus Cristo

1. Testemunhar Jesus Cristo; 2. Ter em Maria o modelo de seguimento; 3. Ouvir o chamado.

Igreja, comunidade dos discípulos de Jesus

1. Igreja: presença viva do Cristo; 2. Cristão: por seu batismo torna-se responsável pela construção da igreja; 3. Desafio: “agiornamento” da Igreja (atenção aos sinais dos tempos, transformação, formação e atualização da linguagem);

Construção de uma sociedade solidária

1. Ação evangelizadora; 2. Igreja que promove a igualdade; 3. Igreja que leva a esperança;

Pronunciamentos do Magistério sobre a Juventude

1. Igreja casa de oração e amor; 2. Juventude em ação – jovens evangelizando jovens; 3. A confiança da igreja na juventude – opção preferencial pelos jovens; 4. Desafio para a igreja: transformar os jovens em protagonistas.

Campanha da Fraternidade 2018 – Fraternidade e Superação da Violência

 -Vivenciar em todos os grupos o debate sobre construção de maior qualidade de vida para todos – como superar a violência?

- Ir além do período da quaresma, pois há trabalho a ser feito o ano todo;

-Precisamos aprender com a pedagogia libertadora de Jesus Cristo: ele agia a partir da realidade, por isso empregamos o método VER – JULGAR – AGIR; -Conexão com o tempo da quaresma: época de jejum, de doção, de olhar para as dores e sofrimentos, de mudança de vida;  -A questão da violência está em todos os lugares e atinge a todos;  Há vários tipos de violências físicas, psicológicas, econômicas e sociais, muitas vezes impregnadas em nossa cultura;  -Os jovens são as principais vítimas das violências;  -A Igreja não pode se calar diante das formas de violência que oprimem e destroem a vida de tantas pessoas;  -Precisamos participar dos debates sobre as diversas formas de violência e sobre as políticas públicas para superação da violência (escolas, sindicatos, associações, comunidades);  -Aqui na nossa cidade também temos sentido os efeitos das diversas formas de violência, vitimando inclusive jovens e famílias dos nossos grupos;  -Nosso olhar não é de condenação, mas uma busca de compreensão mais ampla do problema, para entender os porquês das violências;  -Nossa referência para a superação da violência é a ação libertadora de Jesus Cristo, que acolhe, que levanta os que se encontram caídos, que liberta das diversas formas de opressão;  -Todos somos convidados a olharmos nossas próprias atitudes: será que não estamos também nós gerando violências? Superar a violência exige conversão verdadeira, para mudar o nosso eu, para daí sair e transformar as comunidades em parceria com outros atores sociais, como promotores da paz.


Planejamento

1. Serão formados quatro grupos missionários integrando os vários grupos, responsáveis respectivamente pela animação missionária nas áreas ribeirinha, de assentamentos, de sequeiro e sede do município; 2. Cada grupo (PJMP, Juventude Missionária, RCC e Acólitos e Ancilas) tem até o dia 11 de fevereiro para indicar os membros de cada equipe; 3. Às equipes formadas pelos jovens indicados pelos grupos deveram agregar-se os grupos de jovens atuantes em cada uma das áreas, bem como membros das demais pastorais, grupos e movimentos. 4. O lançamento do Ano da Juventude na Paróquia será em 18 de fevereiro, primeiro domingo da quaresma; 5. Os grupos missionários trabalharam nas comunidades os temas da Cf 2018, das semanas da cidadania e do estudante e DNJ.


Anexo I

Diocese de Petrolina Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Ano da juventude na Paróquia

Igreja em Saída a Serviço do Reino: É Missão de Todos Nós! Iluminação bíblica: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mateus 5,13-14)

Encontro de Formação de 21 de janeiro de 2018.

Programação 8h – Oração Inicial – Laudes

8h40min – Igreja em saída Leitura comentada, conversa em trios – duas perguntas – socialização.

9h45min – Lanche

Partilhado.

10h – Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil Primeiro trabalho em grupo – identificar o que a Igreja considera como importante na ação de evangelização – colocar em cartazes.

11h – Documento 85 – Evangelização da juventude Tecnologia social do “café global” – integração em quatro grupos ou oito grupos; Discutir e levantar tópicos que apontem as referências que não poderão ser esquecidas no trabalho do ano da juventude na paróquia.

12h – Almoço

13h - Documento 85 – Evangelização da juventude (continuação) Transcrever as referências para as filipetas e apresentar.

14h – Cf 2014 – Fraternidade e Superação da Violência Apresentação dos slides – Hrubesch.

15h – Planejamento das Ações do Ano da Juventude na Paróquia Trabalho nos quatro grupos com as questões: 1 – Qual trabalho será desenvolvido nesse ano da juventude? 2 – Em quais comunidades é possível chegar ao longo desse ano? 3 – Como vamos organizar as equipes para chegar a essas comunidades?

17h – Oração de Encerramento (Vésperas)


Anexo II

Calendário Missionário do Ano da Juventude

21/01/2018  I Encontro de Formação para o Ano da Juventude na Paróquia

11/02/2017  Reunião para formação das equipes

18/02/2018  Abertura do Ano da Juventude e envio das equipes missionárias

18/02 a 13/04/2018  Primeiras visitas às comunidades (Foco na Cf 2018)

14 a 21/04/2018  Semana da Cidadania

21/04 a 29/06/2018  Visitas de acompanhamento às comunidades

30/06/2018  Encontro de avaliação do primeiro semestre

15/07/2018 a 14/10/2018  Visitas de acompanhamento nas comunidades

04 a 11/08/2018 Semana do Estudante

21/10/2018  Dia Nacional da Juventude (Culminância do Ano da Juventude)


Anexo III

Relação de presentes

Nome Participa, Telefone e E-mail

Jeifa Alice Gericó PJMP - (87) 99906-5219 - jeifaalicegerico@gmail.com Cláudia Maria -Vitória II - (87) 99618-1049 Elisnélia Medeiros- JM - (87) 99656-1065 - elisneliamuse@hotmail.com Adão José Lima- JM - (87) 99904-6544 - adaojose2.com@gmail.com Priscila Genovez Gomes - Inhanhum - (87)99807-1535 - priscilagenovez1211@gmail.com Alícia Jericó - PJMP - aliciajerico@hotmail.com Edimário - (87) 99655-3666 Donizete Nunes - Vitória II Gildson ramos da Silva - Sacristão - (87) 98846-1978 - gildsonramos@yahoo.com.br Luiz Felipe Rodrigues - Vitória I - (71)99697-1583 - santosfeliperodrigues@outlook.com Leandra Raline Andrade - JM - (87) 99956-4771 - leandraraline1@gmail.com Edmilson Antônio Luciano - RCC - (87)98855-2602 - ed.milsonantonio@hotmail.com João Pedro de Vasconcelos - Catalunha - (87) 99928-6027 Everinaldo José de Lima - Catalunha - (87) 99900-3163 Camila Teixeira Genovez Gomes - Inhanhum - (87) 99653-3666 Orlando Tadeu Souza de Lima F. Davi - (87) 99933-4564 Gilmar Torquato de Souza - Cupira - (87) 99187-5098 - gtsboavista@yahoo.com.br Elisfausta Medeiros - JM - (87) 98803-3098 - elismedeirosjo@hotmail.com Adriele de Sena Reis Martins - Vitória I Eduardo Venício dos Santos Araújo - Acólitos - (87) 99681-0973 Priscila Jericó - Ancilas - (87) 98844-9585 Ana Paula dos Santos - Ancilas - (87) 99631-5741 Silvana Pereira - PJMP - (87) 99921-1648 Hrubesch Jericó - PJMP - (87) 99963-3990 Regilândia - Vitória II Ozael Lima dos Santos - JM Maria Eduarda Lima dos Santos - JM Carlos Medrado - PJMP - (87) 99663-9217 Vitor Barros - JM Marilene Menezes - FDM Lourdes Medrado - PJMP Sandra Maria Araújo - PF Edvaldo Jericó Bezerra - PJMP - (87) 98826-3555 - edvaljerico@uol.com.br


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page