Encontro de Formação Vocacional
No dia 17 de março de 2019 aconteceu o Encontro de Formação Vocacional onde esteve presentes o Pe. José Guimarães, Pe. Givanildo, os seminaristas Marcos, Wesley, Emerson e alguns membros e pastorais, grupos e movimento, da sede e do interior. O encontro iniciou com um momento de oração com Padre Givanildo. Em seguida, os seminaristas se apresentaram e deram início ao encontro apresentando a pauta sobre o que a diocese propõe a trabalhar no Ano Vocacional. O principal objetivo do encontro é reativar a Equipe Vocacional (EVP) na paróquia.
Será trabalhado o evangelho de Lucas 24, 13-35 como temática do Ano Vocacional.
A princípio, o seminarista Wesley apresentou a função de cada membro que forma a pastoral Vocacional. Em seguida, o seminarista Emerson, apresentou o objetivo geral do encontro e do Ano Vocacional que é “REATIVAR A CULTURA VOCACIONAL NA DIOCESE DE PETROLINA”. Posteriormente, o mesmo, apresentou os objetivos específicos: retomar os encontros de Despertar Vocacional; reestruturar o Serviço de Animação Vocacional e implantar a Obra das Vocações Sacerdotais.
Foi proposto que, até o mês de maio, as Paróquias das Foranias Leste e Oeste realizem o I Despertar Vocacional com os jovens que são membros dos grupos, pastorais e movimentos das paróquias.
Foi ressaltado que, no dia 30 de junho 2019, terá o Encontro Diocesano para todos os membros da equipe de Serviço Vocacional das Paróquias que deverão levar um relatório, vídeos e fotos sobre o Despertar Vocacional. Esses materiais servirão como arquivo.
Foi definido que, o II Despertar Vocacional acontecerá no mês de agosto e que deverá organizar materiais como vídeos, fotos e relatório que servirão como arquivo.
No dia 29 de setembro de 2019 será realizado a Gincana Vocacional no Colégio Dom Bosco em que cada Paróquia formará sua equipe para participar.
No mês de outubro será vivenciado o Mês Missionário em que as Foranias deverão organizar e promover um final de semana de missão em uma paróquia que será definida.
No decorrer do encontro o seminarista Marcos se sentiu tocado para testemunhar sua experiência, com o Despertar Vocacional, em que se sentiu chamado à Vida Sacerdotal.
O Padre Givanildo dinamizou o encontro com a leitura da Parábola da Águia para levar a reflexão associando ao Serviço de Animação Vocacional.
Pe. Givanildo retoma a fala do Papa Francisco que deseja e quer uma Igreja itinerante, uma Igreja que saia das quatro paredes e vá para as ruas, uma Igreja que se doe a serviço de Deus. O mesmo conclui a reflexão com a música: “Águia Pequena” de Pe. Zezinho.
Foi aberto um espaço interacional em que todos os chamados puderam fazer suas colocações e questionar, tirar dúvidas acerca do que foi explanado encerrando assim o primeiro momento dando uma pausa para o lanche.
No segundo momento do encontro, o seminarista Wesley inicia falando sobre a estrutura do Despertar Vocacional.
O seminarista Marcos enfoca que a estrutura do Despertar Vocacional se assemelha aos passos de Jesus com os seus discípulos: Jesus acolhe, capacita e envia para a missão. “Ninguém nasce capacitado para o serviço missionário, Jesus nos capacita de acordo com nossos serviços e disponibilidade para servir.”
Foi colocado que, cabe a equipe organizar como será realizado o Despertar Vocacional.
O Pe. José Guimarães, com a palavra, nomeia oito pessoas que, pelo seu entendimento, podem coordenar a Pastoral Vocacional da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Os mesmos, deram seu “SIM” a Deus e a todos os presentes, finalizando nosso encontro com um momento de oração.
Pastoral Vocacional
Amanda Pedroso
Cleonice
Elisfausta Medeiros
Fernanda Maria
Lino Teles
Maria Carla
João Pedro
Cezar